Apresentação da Semana do Audiovisual com Filipe Luz e Wilson Almeida
Local
Auditório Agostinho da Silva
Destinatários
A todos os interessados.
Horário
- 2ª feira – 10:00 – 13:00
Apresentação do livro de Ivan Barroso – “Revolução Interactiva: compêndio visual de computadores, jogos electrónicos, consolas domésticas e portáteis”
Bio
Revolução Interactiva – hardware e software de videojogos do século XX
Ivan Barroso nasceu em 1980, em Lisboa, Portugal. Actualmente é o “Lead PlayStation® First Project Manager” na GameNest®Lisbon, onde orienta projectos de estudantes de videojogos. Autor de 3 livros, desenvolve trabalho na área da História dos videojogos, onde se inclui as publicações: “História dos Videojogos” (2012), “Service Games: The Rise and fall of SEGA” (2014) e “Revolução Interactiva: compêndio visual de computadores, jogos electrónicos, consolas domésticas e portáteis” (2018).
Apresentação do livro de Inês Garcia e Tiago Cruz
Bio
Lisboa, 1990. Licenciada em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes de Lisboa, Mestre em Anatomia Artística e atualmente aluna de Doutoramento em Belas-Artes na mesma instituição. É também bolseira de investigação por parte da FCT- Fundação para a Ciência e Tecnologia no âmbito da sua investigação de doutoramento que envolve a implicação da arte nos videojogos através das criaturas fantásticas. Em termos profissionais é professora assistente na Escola Superior de Lisboa, lecionando disciplinas de Concept Art, Pintura Digital e modelação 3D.
A temática dos monstros, bem como todo o universo do sobrenatural e do terror são grandes interesses tanto académicos como profissionais. Assim como a sua inserção no universo dos videojogos, onde começa a dar os primeiros passos, tendo ganho um primeiro prémio numa GameJam com o videojogo Marvila in Progress sendo responsável pela componente artística.
O SINtra foi a sua estreia de forma mais séria no mundo da banda desenhada, seguindo-se alguns trabalhos em curtas como o Retornado para a coletânea Humanus da Escorpião Azul e Epitáfio para o fanzine Legendary Horror Stories.
Bio
1989, Lisboa. Licenciado em comunicação e artes.
Consumidor assíduo de filmes de terror, livros, creepypastas e videojogos, sempre acompanhado por dezenas de faixas de synthwave, Post-Rock, Stoner, Black, Doom e Death Metal.
Ambiciona soltar todos os seus demónios literários por este mundo fora tendo começado por faze-lo com o a obra SINtra. Em termos de desafios profissionais foi em 2017/18 estagiário na área da produção de serviço educativo da Culturgest sendo que atualmente trabalha como argumentista freelancer, colaborando ocasionalmente com o museu Rafael Bordalo Pinheiro e o seu Serviço Educativo.